quarta-feira, 4 de novembro de 2009

CULTURA

Entre as viagem mais interessantes nos últimos dias, a de São Luís tem me enccantado horrores. Fora o tempo nos maravilhosos restaurantes na Litorânea, amei ver que aqui eles valorizam a palha do buriti. Eu sempre adorei os trabalhos artesanais, mas o que eu vi por aqui me deixou maravilhada. Para começar, o Brasil tendo uma diversidade tão grande de tudo as pessoas não investem no artesanato.

são luís 04_11_2009 (118)

É uma coisa cultural. É algo construído algo longo do tempo. Uma amiga me contou, que em uma viagem para o Rio de Janeiro, um taxista passou meia hora reclamando dos prédios antigos existentes na Lapa. Já imaginou a Lapa, sem os arcos da Lapa? É praticamente dizer que no Vaticano não tem Papa! Ora bolas! Cadê a construção do indivíduo? O que seria de nós sem a nossa cultura? Agradeço a Deus, pelas festas juninas, belo bumba-eu-boi, pelo Círio de Nazaré e todas as manisfestações religiosas ou não do Brasil. Isso não existe em outro lugar. A metropolização da sociedade só nos faz pensar no asfalto para andar mais rápido. Que beleza há nessa coisa preta no chão? Não sejamos hipócritas! Há a sua utilidade para o mundo de hoje e de certa forma uniiu mais a sociedade, ampliando nossas estradas. Mas ainda devemos valorizar o que é nosso de verdade! A nossa Cultura!

são luís 04_11_2009 (105)

Os prédios antigos maravilhosos de Belém, São Luís, Recife… Esta é a moradia atual da governadora do Maranhão. Tantos prédios lindos como esse e as pessoas precoupadas em construir asfaltos. O que nós turistas ainda vamos ver depois de destruirem a nossa cultura? Eu sinceramente não acho que haverá nada para ver não. E se eu for me remeter ao que anda na moda atualmente… O lixo, a poluição… Não sobrarão assuntos. A certeza que eu tenho é que nã haverá apocalipse com Deuses caindo do céu e julgando fulando ou cicrano. Haverá a morte integral de nossa raça. Eu me lembro disso, quando não jogo mais o lixo na estrada, tento ao máximo economizar os nossos bens para que meus filhos tenham ainda a oportunidade de banhar em um mar não-poluído.

são luís 04_11_2009 (46)

Nenhum comentário:

Postar um comentário